Notícias › 08/07/2016

Você conhece a Festa do Perdão de Assis?

Durante um dia completo por ano, estendido a sua véspera, os templos franciscanos celebram a Festa do Perdão, uma tradicional indulgência que a Igreja estende da Basílica Papal de Santa Maria dos Anjos em Porciúncula, Assis, até todos os templos franciscanos do mundo. Esta oportunidade para alcançar a misericórdia divina começa ao meio-dia de 1º de agosto e dura até o dia 2 de agosto. Os fiéis que cumpram as condições prescritas poderão ganhar a indulgência ao assistir a Santa Missa e comungar nestes lugares sagrados.

francisco2
A bela tradição franciscana da Festa do Perdão nasceu quando em 1216, São Francisco em oração na Igreja da Porciúncula teve uma visão, em que Jesus lhe perguntava o que ele desejava para que as almas fossem salvas.

A resposta de Francisco foi imediata: “Apesar de ser um miserável pecador, Te peço que todos aqueles penitentes que vierem visitar esta Igreja recebam um amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as suas culpas”. A Indulgência do Perdão de Assis foi aprovada pelo Papa Honorius III.É interessante que quando o Papa pergunta a Francisco por quantos anos ele quer que as pessoas recebam a indulgência- recorda o frade- Francisco responde: “Santidade não quero anos, eu quero almas!”

Sendo assim, podem receber a indulgência do Perdão de Assis, todos aqueles que confessam e comungam, sinceramente desejosos em viver a obediência à vontade de Deus. Basta ir hoje a uma Igreja paroquial ou franciscana, rezar o Pai Nosso, o Creio e uma oração pelo Papa. Os que visitarem a Igreja da Porciúncula, em Assis, na Itália, podem receber a mesma graça durante todo o ano, conforme um especial decreto da Penitenzeria Apostólica datado em 15 de julho 1988 (Portiuncolae sacrae aedes).

                   Igreja de Porciúncula (Itália)