Notícias › 03/10/2014

Semana Franciscana – Quarta-feira

Menino Jesus de Teresa, e de Francisco

santa-teresinha-e-a-sagrada-familiaNesta quarta-feira da Semana Franciscana, Frei Vanderley presidiu a liturgia. A Igreja celebra no dia 1º a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, abrindo assim o Mês Missionário.

Ao consagrar-se como carmelita descalça, Teresa escolheu como parte de seu nome religioso o título “do Menino Jesus”. Deu origem a um caminho de espiritualidade chamado de “Infância espiritual”, capaz de ser seguido por todos, mesmo as almas mais pequeninas.

O nome de Francisco está ligado ao Menino Jesus principalmente por ter dado origem ao presépio. Seu desejo era poder “ver de algum modo com os olhos corporais os apuros e necessidades da infância dele, como foireclinado no presépio e como, estando presentes o boi e o burro, foi colocado sobre o feno” (1Cel 84). Seu caminho espiritual passa também pela humildade e simplicidade dos pequenos e pobres.

O Menino Jesus de Teresa e de Francisco não foi apenas uma devoção entre outras, mas um modo de vida, um caminho de configuração com o Senhor e um impulso irrenunciável à missão. Ele veio a nós, foi ao coração da humanidade. Também nós somos enviados por Ele, ao coração da humanidade, como discípulos-missionários.