Momento com o Papa › 06/06/2014

Peregrinação para rezar por vítimas de todas as guerras

2papa-0605No dia 13 de setembro, o Papa rezará pelas vítimas de todas as guerras. O anúncio foi feito pelo próprio Pontífice ao receber, na manhã desta sexta-feira (6 de junho), o Corpo de Carabineiros da Itália, que este ano completa 200 anos de fundação.

Na Praça S. Pedro, diante de inúmeros agentes e de seus familiares, o Papa anunciou que visitará “como peregrino” o Sacrário militar de Redipuglia, na província de Gorizia, no nordeste da Itália. A ocasião será o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, que ele definiu “uma enorme tragédia”.

Aos membros do Corpo de Carabineiros, Francisco ressaltou que o empenho dos agentes que vai além dos confins nacionais, esforçando-se a serem construtores de paz, para garantir a segurança, o respeito pela dignidade humana e a defesa dos direitos humanos em países que vivem conflitos e tensões.

O Papa destacou que falar desta instituição significa recordar a história da Itália, tamanho são os laços do Corpo de Carabineiros com o país. “Entre os agentes e as pessoas, existe um elo feito de solidariedade, confiança e dedicação ao bem comum”, afirmou.

Este tipo de trabalho, prosseguiu o Pontífice, requer disponibilidade, paciência, espírito de sacrifício e senso de dever, citando o servo de Deus Salvo d’Acquisto, que aos 23 anos, perto de Roma, ofereceu sua vida para salvar inocentes da “brutalidade nazista”.