Liturgia › 06/08/2018

O sinal da vitória

liturgiaFlorianopolois1Mc 9, 2-10

2 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles. 3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas, como nenhuma lavadeira no mundo as poderia alvejar. 4 Apareceram-lhes Elias e Moisés, que conversavam com Jesus.

5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.» 6 Pedro não sabia o que dizer, pois eles estavam com muito medo. 7 Então desceu uma nuvem e os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: «Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz!» 8 E, de repente, eles olharam em volta e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles.

9 Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10 Eles observaram a recomendação e se perguntavam o que queria dizer «ressuscitar dos mortos».


* 9,1-13: A vida e ação de Jesus não terminam na sua morte. A transfiguração é sinal da Ressurreição: a sociedade não conseguirá deter a pessoa e a atividade de Jesus, que irão continuar através de seus discípulos. A voz de Deus mostra que, daqui por diante, Jesus é a única autoridade. Todos os que ouvem o convite de Deus e seguem a Jesus até o fim, começam desde já a participar da sua vitória final, quando ressuscitarão com ele.

Bíblia Sagrada – Edição Pastoral

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Santo Agapito

Santo AgapitoSanto Agapito, romano de origem, como sucessor de João II, ocupou a cadeira de São Pedro em 535. Teve o grande merecimento de ter removido o cisma que originou-se entre Dióscoro e o Papa Bonifácio II (530 a 532). O Imperador Justiniano enviou-lhe a profissão de fé católica e Agapito, atendendo ao pedido do mesmo monarca, anatematizou os monges nestorianos de Constantinopla, que passaram a ser chamados Acametas.

Para as costas setentrionais da África, Justiniano enviou o general Belisário, que as reconquistou dos vândalos. Nessa mesma ocasião voltaram para Jerusalém os vasos sagrados do velho templo, que por Tito tinham sido levados para Roma e por Genserico para Cartago.

O território cristão norte-africano foi dividido em Províncias, e num escrito assinado por ele e pelos Bispos africanos, o Imperador pedia ao Papa que permitisse a permanência em suas respectivas igrejas aos bispos arianos que tinham renunciado à heresia. Agapito apelou para as regras e instituições eclesiásticas antigas, que deviam ser respeitadas. Sendo agraciados os bispos hereges, por muito felizes se deviam ter, sem aspirar ainda à honra indevida de serem conservados nos cargos episcopais.

Os senhores da Itália eram os Godos, cujo rei, Teodato, sabendo que Justiniano tinha intenções de guerreá-lo, ao Papa se dirigiu com o pedido de intervir junto ao monarca de Constantinopla para que tal plano não se realizasse. Soube ainda Teodato, por intermédio de sacerdotes católicos na metrópole oriental, que havia grande descontentamento entre os Akefalas (eutiquianos); que acusavam de falsidade ao novo Patriarca Antimo.

Agapito acalmou os espíritos agitados, com a promessa de em breve ir pessoalmente à cidade de Constantinopla. Na viagem ao Oriente aconteceu que curasse um surdo-mudo pela celebração da Santa Missa.

Em 2 de fevereiro de 536 chegou a Constantinopla, onde teve recepção soleníssima. Embora fosse tratado pelo Imperador com o máximo respeito, não lhe foi possível evitar a guerra contra os Godos.

Nas questões religiosas, procurou com grande prudência harmonizar os partidos. Com grande energia se opôs à elevação de Antimo à dignidade patriarcal, e exigiu que esse se sujeitasse às decisões do Concílio de Chalcedon.

A Imperatriz Teodora, que patrocinava a causa de Antimo, tudo fez para conquistar as boas graças do papa em favor do protegido. Justiniano igualmente se fez advogado do Patriarca e, para conseguir o intento, não regateava elogios, promessas e ameaças. Agapito, porém, conservou-se inflexível. Às intimações do Imperador respondeu: “Enganei-me. Julguei estar na presença de um Imperador cristão e vejo-me diante de um Diocleciano”.

Antimo, em vista da inflexibilidade do Papa, declarou preferir a transferência para a antiga Diocese de Trapezunto a sujeitar-se à sentença do Concílio.

Diante dessa atitude do patriarca, Agapito exigiu dele uma declaração formal de catolicidade e de submissão incondicional ao Concílio. Esta firmeza enérgica do Papa revoltou sobremaneira os eutiquianos e a Imperatriz, mas a vitória sobre as cabalas e intrigas foi completa. Em substituição a Antimo foi eleito e sagrado Menas, Prelado de grandes virtudes e de profundo saber.

Uma grave enfermidade interrompeu os trabalhos apostólicos do zeloso Papa. Agapito morreu em Constantinopla, em 22 de abril de 536, sendo os restos mortais transportados para Roma e depositados no Vaticano, em 20 de setembro do ano seguinte.

Referência bibliográfica: Na luz Perpétua,  5ª.  ed., Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico – Juiz de Fora – Minas  Gerais,  1959.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Felicíssimo e Magno.