Histórico

PAROQUIA

Mais de cem anos na Ilha

A presença franciscana em Santa Catarina com os missionários franciscanos que restauraram a Província da Imaculada Conceição teve início em 1891, em Teresópolis, município de Santo Amaro da Imperatriz.

Em 1908, era criada a Diocese de Florianópolis, tendo como primeiro bispo Dom João Becker, ano em que os franciscanos se estabeleceram definitivamente na Ilha. Nesse início, moraram os antigos frades nas dependências da Igreja de São Francisco, pertencente à Ordem Terceira.

“Depois de algum tempo, mudaram-se para o lugar atual, “o mais pitoresco da cidade”, antigo campo de Moreira César, morto em Canudos, e depois chácara da Ordem Terceira. Os frades compraram uma área de 6.478 metros quadrados com duas casas, onde moraram por longos anos e instalaram uma capela provisória. A ala central da atual residência foi inaugurada em 1924 e a ala lateral em 1930. São obras de Frei Evaristo Schuermann, como também a Igreja de Santo Antônio, construída em 1921″, como conta Frei Querubim Engel, na Revista Vida Franciscana (1964).

Neste início de século, o  jesuíta Luís Schuller e Frei Evaristo Schuermann, em esforços conjugados, lançaram as bases do Grupo Escolar São José, o maior do Estado, com mais de 1.100 alunos. Em 1925, faleceram no mesmo ano os dois apóstolos de Florianópolis: Monsenhor Francisco Topp, e o Padre Luís Schuler.  Frei Evaristo tornou-se o herdeiro de ambos: foi nomeado Vigário Geral da Diocese e diretor da Escola Gratuita de São José. Desde o começo, os franciscanos haviam trabalhado na escola. Distribuíam não apenas calçados e cadernos aos inúmeros alunos carentes, como ainda lecionavam no Instituto de Educação e no Colégio Coração de Jesus.

Frei Evaristo também teve tempo para, em 1921, construir a Igreja Santo Antônio. A Paróquia Santo Antônio, por Decreto Arquiepiscopal assinado por Dom Afonso Niehues, foi criada em 30 de Agosto de 1966. O seu território, desmembrado da Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Catedral) abrangia toda a área de entrada da Ilha, pela ponte Hercílio Luz. Englobou o território da Paróquia Puríssimo Coração de Maria (com sede na atual Igreja de Nossa Senhora do Parto), criada a 12 de abril de 1915.

Os frades ajudavam nos serviços da Catedral e estavam encarregados da Igreja de São Francisco, fundada em 1744, com a Ordem Terceira e da Igreja de Nossa Senhora do Parto (Paróquia anexa à Catedral).

Com o falecimento de Frei Evaristo Schuermann em 1939, a Escola Gratuita foi transformada em Grupo Escolar para alunos de ambos os sexos e foi entregue a um diretor secular.

O Convento sofreu diversas reformas. No triênio (60,  61, 62) foi reformado externamente e a reforma interna se deu em 64. Os quartos do andar superior receberam água encanada.

 

Igreja Santo Antônio reformada

No dia 12 de março (domingo) de 2016 às 19 horas na celebração da eucaristia em ação de graças e agradecimento aos colaboradores e benfeitores pela conclusão da reforma interna da igreja da paróquia Santo Antônio, duas passagens franciscanas para recordar, inicialmente sobre a conversão do jovem Francisco de Assis.
O santo ouviu o chamado de Deus através das palavras: “Vai, e reconstrói minha igreja!” Sabe-se que este santo homem, no início reconstruiu pequenas capelas, e depois diante de sua doação de vida reconstruiu a Igreja espiritual que estava fragilidade em sua época.
Em agosto de 2016, toda a comunidade da Paróquia Santo Antônio, celebrou e comemorou os 50 anos de sua criação. Naquele momento, a igreja já dispunha do presbitério reformado. Eis que, agora a comunidade novamente se alegra na celebração de ação de graças e agradecimento aos colaboradores e benfeitores pela conclusão da reforma interna da igreja.
Assim, como Francisco de Assis inicialmente reconstruiu a igreja material. A comunidade de fé da Paróquia Santo Antônio rejubila nos esforços de empenhar-se no crescimento como comunidade de fé, com ações de solidariedade e doação, através do almoço franciscano mensal, a venda de pasteis, as campanhas de reformas, ações entre amigos, somados com a doação gratuita do tempo de cada voluntário da comunidade. Iniciativas que surgiram por meio do incentivo e dinamismo do nosso pároco frei Vanderley Grassi, ofm.
Atitudes de doação que expressam a reconstrução da igreja espiritual, por meio de obras que possibilitam as reformas na igreja estrutural e também no interior de cada fiel.
Para concluir, a segunda passagem franciscana, Francisco de Assis antes de morrer recorda que é preciso perseverança e continuamente caminhar na fé. Todos os esforços da reforma da igreja são atitudes de uma comunidade que cresce na fé, e o crescimento na fé exige continuar a caminhar sempre: “irmãos comecemos, pois até agora pouco ou nada fizemos.

convite2

 

???????????????????????????????

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TODOS OS PÁROCOS

Ano       Pároco

1966      Frei Martinho Meyer OFM

1968      Frei Fidêncio Feldmann OFM

1974      Frei Junípero Beyer OFM

1980      Frei Faustino Tomelin OFM

1982      Frei Tarcísio Theis OFM

1986      Frei Faustino Tomelin OFM

1986      Frei Marino Prim OFM

1992      Frei Antônio Marcos Koneski OFM

1998      Frei Dalvino Munaretto OFM

2004      Frei Gunther Max Walzer OFM

2010      Frei José Clemente Muller OFM

2011      Frei João Maria dos Santos OFM

2013      Frei Vanderley Grassi OFM