Frei Germano: o templo de Deus não desmorona

A Missa das 10 horas, na Paróquia Santo Antônio, no centro de Florianópolis (SC), lembrou o Dia Mundial dos Pobres, convocado pelo Papa Francisco quando terminou o Ano da Misericórdia e foi presidida pelo pároco Frei Germano Guesser. Todo ano, o Papa Francisco divulga a Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres exatamente no dia de Santo Antônio, o santo Padroeiro desta igreja.

Na sua reflexão do Evangelho deste 33º Domingo do Tempo Comum (Lucas 21,5-19), Jesus alerta seus discípulos: É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! Neste Evangelho, Jesus profetiza a destruição do Templo de Jerusalém e prepara seus discípulos para as perseguições que vão sofrer. Jesus também fala dos falsos messias que apareceriam no mundo, como hoje ainda. “E diante disso, Ele procura animar e fortalecer essas pessoas que eram perseguidas. Jesus alerta seus seguidores a não se deixarem enganar por falsos pregadores. Quantas pessoas, com suas pregações, colocam medo e discórdia nas pessoas. Jesus alerta para ter cuidado com esses pregadores”, ressaltou Frei Germano.

Segundo o celebrante, é fundamental nós perguntarmos que mundo estamos construindo, que mundo nós queremos. “Jesus ao falar do templo, não falava do mundo, mas falava do fim de um tempo do mundo. Ele falava desse mundo de injustiças que vai acabar”, explicou o frade. Segundo ele, não vai acabar o mundo de novas relações, de justiça, de solidariedade, de equidade, de vida para todos. “Esse não vai acabar. O mundo do poder, simbolizado no templo, isso acaba. Isso desmorona, como vimos cair impérios e poderosos. Mas Deus não passa. Tudo aquilo que significa o amor, perdão, respeito, vida, dignidade, solidariedade, caridade, a gratuidade, isso é eterno. Deus não passa”, disse, pedindo mais testemunhos de fé diante das dificuldades do dia a dia.

A Celebração terminou com a bênção do Pão dos Pobres e das velas da campanha “10 Milhões de Estrelas”, projeto da Cáritas Brasileira lançado em 2014, onde a paz é o tema e compromisso permanente do projeto. Essas velas, ao custo de 6 reais, devem ser acesas na Noite de Natal. Terminada a Missa, Frei Germano deu início ao ritmo do Batismo de 5 crianças.

VEJA MAIS IMAGENS

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin