Notícias › 13/05/2015

Equipe do Bolo Franciscano de Santo Antônio

O Bolo Franciscano de Santo Antônio é uma tradição já bastante difundida entre as Fraternidades e Paróquias Franciscanas dedicadas a Santo Antônio. Aqui em Florianópolis ele se encaminha para a sua 3ª edição, mas já tem demonstrado grande acolhida popular.

Bolo é símbolo de festa. E não há comemoração popular em que ele não esteja presente. No entanto, este não é um bolo comum. Sua abundância testemunha a generosidade do santo em operar milagres. Sua partilha popular, o ideal franciscano da fraternidade universal. O encontro de pequenas imagens do santo, sua enorme condescendência em “misturar-se” com o dia a dia do povo simples, que a ele recorre em toda e qualquer necessidade, mesmo naquelas relacionadas ao coração que busca companhia nesta longa estrada da vida.

A equipe do nosso bolo, formada pelas voluntárias Valquíria e Cely, foi, juntamente com Frei Vanderley, guardião do Convento Franciscano Santo Antônio de Florianópolis, a Curitiba, nesta última terça-feira, dia 12 de maio de 2015, para trocar experiências com a equipe do Convento Franciscano Bom Jesus dos Perdões, coordenada pela voluntária Nora. O Bolo Franciscano de Santo Antônio lá já está na 21ª edição, e se tornou um marco tradicional da Festa de Santo Antônio em Curitiba.

Além da confecção do bolo, a equipe pôde acompanhar o processo de produção dos Pãezinhos de Santo Antônio, “marca registrada” do nosso santo. Este ano, portanto, tanto o bolo como os pãezinhos de toda a Trezena serão produzidos na padaria do convento. Os devotos de Florianópolis podem aguardar, pois, com certeza, a equipe traz consigo muitas ideias e novidades para a nossa Trezena. Viva Santo Antônio!