Momento com o Papa › 17/07/2014

Conferência Internacional sobre AIDS

papa1707A Caritas Internacional, em colaboração com outras organizações ligadas à Igreja Católica, promove entre sexta-feira e domingo uma conferência em Melbourne, na Austrália, sobre o combate à AIDS.

A finalidade do evento é analisar os progressos já realizados no combate a esta doença, quer em termos científicos e sociais, quer nas vertentes da advocacia social e da ética e, ainda, na área do financiamento.

A conferência antecede a Cúpula internacional dedicada a este tema, sempre na cidade australiana.

O Conselheiro especial da Caritas sobre HIV/AIDS, Padre Robert Vitillo, chama a atenção para a falta de verbas e para o fato de a Igreja Católica se ver “continuamente” na contingência de ter de “fazer mais com menos”.

Atualmente, de acordo com dados divulgados pelo site da Caritas Internacional, as instituições ligadas à Igreja são responsáveis por 25 por cento dos apoios prestados a doentes com AIDS em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento.

O fato de o encontro patrocinado pela Caritas e a Conferência internacional terem lugar na Austrália é, para o Padre Robert Vitillo, um fator relevante.

“É a primeira vez que um evento desta magnitude se realiza na região do Pacífico. Isto nos dará a oportunidade de incentivar as pessoas a mudarem comportamentos quanto à prevenção da propagação do vírus na região”, apontou o sacerdote.
Já a 20ª Conferência Internacional sobre a AIDS será realizada de 20 a 25 deste mês, com a participação de representantes de inúmeros países, entre os quais do Brasil.