Notícias › 14/06/2016

Comunidade celebra 50 anos de paróquia no dia do Padroeiro

santo-680

A missa campal de encerramento da Festa de Santo Antônio 2016 atraiu muitos fiéis à paróquia franciscana de Florianópolis, SC. Apesar do frio, todo espaço em frente è igreja ficou tomado por devotos e paroquianos que vieram mais uma vez celebrar o santo mais popular do Brasil. A missa foi presidida pelo pregador da trezena deste ano, Frei Gustavo Medella e concelebraram o pároco, Frei Vanderley Grassi, além de Frei Gentil de Lima Branco e Frei Eliseu Tambosi, que também fazem parte da fraternidade localizada na capital catarinense. Vieram ainda Frei Daniel Dellandrea e Frei José Boeing, ambos da fraternidade franciscana de Santo Amaro da Imperatriz, SC.

Na homilia, Frei Gustavo destacou o desapego de Santo Antônio em relação aos bens materiais. “Santo Antônio desapegou-se de tudo para se apegar a Deus. Preferiu a sabedoria a qualquer outro bem. Este é o convite que ele nos faz e este é o verdadeiro caminho da realização pessoal. Graças a Deus, nestes 50 anos de história, nossa paróquia nunca teve a chance de acumular muitos bens, tudo foi construído à base do empenho, da colaboração e do sacrifício. Isto é uma graça”, ressaltou, recordando o Jubileu de Ouro da Paróquia Santo Antônio, celebrado neste ano.

Logo após a missa, todos partiram numa procissão luminosa pelas ruas do entorno da igreja. A grande massa com velas acesas, acompanhado o andor de Santo Antônio, chamou a atenção de muitos moradores dos prédios da região, que foram até as janelas para observar este ato de fé e devoção. Logo após a procissão, houve a bênção e a distribuição dos pães, seguida pela bênção de Santo Antônio e a aspersão da água benta.

Nas palavras de agradecimento, o pároco, Frei Vanderley Grassi, lembrou de todos os que contribuíram para a realização da trezena e da festa, como lideranças da paróquia, colaboradores, padrinhos, parceiros e poder público. Foram ao todo 14 dias de festa, sempre marcados por um espírito de partilha e colaboração. Terminada a missa, os presentes se reuniram nas dependências do salão paroquial para participar da tradicional quermesse.