Notícias › 28/02/2016

Assembleia Pastoral Paroquial 2016

Neste sábado, dia 27 de fevereiro, a Paróquia Santo Antônio realizou sua Assembleia Pastoral, que contou com a presença e atuação dos frades, dos membros da Coordenação do Conselho Pastoral Paroquial, dos coordenadores e vice-coordenadores das pastorais, movimentos e ministérios e de outras lideranças paroquiais.

O encontro teve início às 8h30 com a oração inicial dirigida por José Silvestre Cesconetto, Coordenador Paroquial para o biênio 2014-2015 e que assumiu a moderação de toda a Assembleia. A seguir, Frei André fez uma breve reflexão a partir do Evangelho do dia, a Parábola do Filho Pródigo (Lc 15,1-3.11-32), dando destaque à figura do irmão mais velho, com o qual muitas vezes nos assemelhamos na nossa vivência comunitária, quando nos apegamos por demais aos nossos cargos e queremos ser reconhecidos (“há tantos anos que te sirvo”) ou temos resistência em acolher, valorizar e se alegrar com os irmãos que chegam (“encolerizou-se e não queria entrar”). Para sermos uma comunidade acolhedora e vivermos como Igreja-Comunhão, devemos nos deixar formar o coração à imagem do coração misericordioso do Pai, como nos propõe este Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Iniciamos então o processo avaliativo da caminhada paroquial e o planejamento de nossas atividades mediante a metodologia Ver-Julgar-Agir. Viu-se todo o trabalho realizado no último ano; avaliamos o que foi bom e precisa ser mantido e aquilo que se deve melhorar; e propomos meios para pôr isto em prática. Frei André apresentou brevemente uma nova versão do Plano Pastoral da Paróquia, mais breve e fácil de ter diante dos olhos em nossos planejamentos pastorais, o qual foi aprovado por todos. Ficou a cargo da nova Coordenação do CPP a formulação e acréscimo neste Plano Pastoral das indicações e proposições aprovadas nesta Assembleia; que manteve como prioridade geral a acolhida, a integração (comunhão) e a formação e apontou como prioridades específicas o dízimo, a animação musical da liturgia e as missões populares.

Por fim, foram indicados vários nomes para Coordenador e Vice-Coordenador Paroquial; sendo eleitos respectivamente José Silvestre Cesconetto (reeleito) e Maria Salete Rotini. Os demais membros da Coordenação do Conselho Pastoral Paroquial (administradores econômicos e secretários) serão nomeados pela Presidente do CPP, o Pároco Frei Vanderley Grassi, OFM, e pelos coordenadores eleitos. Conclui-se a manhã de trabalhos com um almoço fraterno no salão paroquial.